segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Pau Mulato


PAU-MULATO (Escorrega-Macaco)

Do ponto de vista da pesquisa, no entanto, o maior interesse está na casca fina do mulateiro, por seu uso tradicional contra males do ovário (cicatrizante e antimicótico) e para rejuvenescimento (elimina manchas da pele e rugas). Alguns indígenas usam o chá das cascas em banhos rejuvenescedores ou emplastros para cicatrização e controle de infecções, uso do qual derivaram diversas pesquisas com finalidades diferentes, ainda em andamento.


É uma verdadeira árvore da juventude: além de eliminar rugas, tem efeito luminescente e clareia manchas, comenta o farmacêutico e bioquímico Evandro de Araújo Silva, formado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Proprietário da Pronatus, empresa sediada em Manaus, Evandro Silva trabalha com cosméticos produzidos a partir de matérias-primas regionais, de efeito comprovado pela pesquisa.

Pau-mulato, mulateiro-da-várzea e escorrega-macaco são alguns dos nomes comuns de uma majestosa árvore da Amazônia, conhecida pelos cientistas como Calycophyllum spruceanum. De tronco ereto e liso, ela só abre a copa lá no alto, entre 20 e 35 metros do chão. As flores são pequenas são inflorescências, na verdade e de um branco-esverdeado discreto. Porém abrem a um só tempo, aos milhares, transformando a árvore num imenso buquê. Por isso, o pau-mulato costuma frequentar as listas de espécies ornamentais, recomendado para aléias e alamedas e para reflorestamentos.

Este belo espécime das fotos e mais 3 iguais a ele se encontra na Fazenda do Estado (Araçatuba). Logo na entrada podemos vê-los, podem atingir ate 45 metros.

http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/biodiversa/rejuvenescer-nada-como-pau-mulato-281028/






2 comentários: